Opções de pesquisa no Family Search

A primeira vez que tive contato com o site Family Search foi no longínquo ano de 2008, ao ler o livro 1808, do jornalista Laurentino Gomes (um sucesso editorial daquele ano). No último capítulo, ele revela a descoberta de uma filha desconhecida de um certo Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, por meio do que ele chamava de serviço de genealogia dos mórmons americanos. Ele explica por alto o que é o serviço, inclusive citando números de microfilmes (os usuários mais antigos vão lembrar que era preciso solicitar os microfilmes para acessar os conteúdos no CHF) e informa o site onde os dados podem ser localizados.

Como boa parte da população, acessei o site (se não me engano ainda era em inglês), fiz o cadastro e obviamente acessei a opção “Pesquisar Registros”, pois parece o caminho mais fácil para encontrar o que se procura. Entrei na tela de pesquisa, preenchi alguns campos com os dados da minha avó e, obviamente, não apareceu nenhum resultado. Como pensei que o site só tinha aquilo a me oferecer, fiquei um bom tempo sem acessá-lo. A maioria das pessoas realiza o mesmo procedimento, chega à mesma conclusão e desiste do Family Search.

Não seja essa pessoa! O banco de dados e as possibilidades de pesquisa no site são muito mais do que isso. Essa tela de pesquisa de registros históricos é só a ponta do iceberg!

Ao fazer seu login no Family Search, você verá a opção “pesquisar”, e dentro dela 7 categorias:

fs pesquisa
Imagem: Family Search

Vamos agora entender cada uma dessas opções:

  1. Registros: se referem somente aos dados já indexados no site, ou seja, os dados extraídos das imagens disponibilizadas na plataforma (veja item 5). Nessa categoria, você poderá fazer a pesquisa pelos dados da pessoa que procura, como nome, local de nascimento, dentre outros. A maior parte dos dados indexados é dos EUA, mas já há muita informação indexada de São Paulo e Paraíba. Se estiver procurando pessoas desses estados, há possibilidade de encontrar algo por aqui. Se o registro já estiver anexado a uma pessoa que consta em árvore genealógica do site, é possível acessar e visualizar esta árvore.
  2. Imagens: essa é uma categoria recente, a qual permite localizar os registros relacionados à determinado local (podendo ser igreja, cidade, estado ou país). Os registros apresentados serão os mesmos da categoria “catálogo”, mas em uma tela com design um pouco diferente. Aqui já é possível anexar as imagens à árvore genealógica cadastrada no site.
  3. Árvore familiar: nesta opção, a partir de dados como nome, local de nascimento e ID (o código que identifica cada indivíduo cadastrado no site), é possível pesquisar pessoas que constam em árvores genealógicas cadastradas no site – lembrando que todos os dados que inserimos em nossas árvores ficam abertos para qualquer usuário acessar e modificar. Essas pessoas que constam nas árvores, se não estiverem relacionadas a um registro já indexado, não irão aparecer em outras modalidades de pesquisa.
  4. Genealogias: aqui, é possível pesquisar pessoas a partir das árvores enviadas para o Family Search por seus usuários. É possível acessar as árvores somente como consulta, sem poder modificar – os resultados serão os mesmos da categoria “árvore familiar”.
  5. Catálogo: eis aqui a mina de ouro, e onde provavelmente encontrará informações que não localizou em nenhuma outra categoria do site. Aqui há as imagens de todos os livros e registros que o Family Search conseguiu fotografar até agora (alguns restritos, a maioria de livre acesso), em igrejas, cartórios e arquivos do mundo inteiro. Pesquise sempre por localidade (podendo ser por nome de igreja, bairro, cidade, estado, país), e a partir dos resultados, você terá acesso às milhares de imagens relacionadas ao local que pesquisou, e terá que ler uma a uma para encontrar o que procura. Esta pesquisa exige paciência e talento paleográfico para entender certas grafias.
  6. Livros: aqui você poderá consultar informações sobre livros relacionados à genealogia ou história do mundo inteiro. Alguns estão disponíveis para acesso online, mas a maioria não. É uma excelente forma de descobrir livros que poderão ajudar em sua pesquisa, mas pode ser frustrante não conseguir acessá-los. Vale aqui correr para bibliotecas se sebos da sua região, a fim de tentar achar o livro que precisa.
  7. Wiki: é uma enciclopédia eletrônica a respeito de tudo que envolve o site, ou seja, aqui você poderá pesquisar sobre cidades, sobre como fazer a pesquisa, como criar sua árvore, dentre outros.

E então, se animou para pesquisar? Em breve vou explicar como fazer a pesquisa em cada modalidade, fique atento!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s