Como organizar a árvore genealógica? – Parte 1

Quando começamos a localizar informações sobre nossos antepassados, o primeiro pensamento é: vou fazer minha árvore genealógica!

Não há consenso sobre a origem do termo “árvore genealógica”, somente se sabe que ela é usada pois a organização dos antepassados em ramos, que aumentam a cada geração, lembra o desenho de uma árvore. Antes limitada às famílias nobres, atualmente a genealogia está ao alcance de todos, principalmente com a infinidade de documentos disponíveis gratuitamente na internet.

Para organizar as informações na árvore, pode-se utilizar o modelo mais comum, que é o de costados, em que são incluídos os antepassados diretos da linha paterna e materna em um desenho que começa da esquerda para a direita, devendo os homens sempre ficarem na parte de cima. Também podem ser feitas árvores com a descendência de um indivíduo específico. Os dados também podem ser organizados manualmente em formato de leque, sol, ou até planilhas.

Porém, a maioria das pessoas irá seguir o caminho mais fácil e óbvio (até eu!), que é utilizar um site ou programa de computador, onde as informações inseridas são organizadas automaticamente. Para o post não ficar imenso, hoje vou falar somente do My Heritage, e as vantagens e desvantagens no seu uso (nos próximos post falarei sobre o Family Search, e a organização em programas de computador e em planilhas). Vamos lá:

Myheritage
Imagem: página inicial do myheritage.com

O My Heritage é uma plataforma de genealogia online criada em 2003, onde pessoas do mundo inteiro constroem suas próprias árvores. Além da árvore, entre os serviços oferecidos estão o teste de DNA de ancestralidade genética e de saúde, impressão de gráficos e livros, e o mais recente, que é a colorização de fotos. Além do site, há um aplicativo para gerenciar sua árvore pelo celular ou tablet.

VANTAGENS:

  • Intuitivo: é muito fácil inserir as informações, tem um visual mais colorido e arredondado, e pequenos ícones permitem abrir árvores de outros ramos.
  • Autonomia e privacidade: a não ser que você indique outras pessoas para fazerem alterações, somente você pode editar sua árvore. Além disso, pode colocá-la como privada, assim ninguém irá visualizá-la sem sua permissão.
  • Smart Matches e Historic Records: por meio do sistema de busca da plataforma, o site indica quando há uma outra árvore ou documento da base de dados com informações iguais ou similares à que você inseriu na sua, facilitando a localização de novas informações sobre seu antepassado.
  • Gráficos: possui vários tipos de gráficos (leque, ascendência, descendência, sol etc), sendo possível escolher as pessoas e estilo. Também é possível criar o Livro da Família, gerado automaticamente, com base nas informações que você inseriu na árvore. Estes documentos podem ser baixados em PDF gratuitamente, ou vendidos em formato impresso, sendo possível fazer o pedido pelo site.
  • DNA: este serviço é pago (o valor promocional está em torno de R$ 220,00). A pessoa recebe o kit para coleta da amostra de DNA (um cotonete deve ser esfregado na parte interna da bochecha e inserido em uma solução incluída no kit), envia normalmente pelos Correios e em 30 ou 60 dias recebe os resultados pelo próprio site. Há duas modalidades: o DNA de Saúde e o de Ancestralidade. Por este último, é possível identificar sua ancestralidade genética, que é exibida em porcentagens, e também conseguir matches com outras pessoas cadastradas na plataforma que já fizeram o exame, localizando parentes próximos ou distantes. É um ótimo método para verificar com quem compartilha os mesmos ancestrais, de repente até localiza uma árvore com as informações que você estava precisando! O exame de Saúde é feito com a mesma amostra da ancestralidade, e indica as doenças que a pessoa está predisposta ao longo da vida (Deus me livre).
2
Ferramentas disponíveis para o teste de DNA de ancestralidade do My Heritage
  • Colorização de fotos: esta ferramenta é nova e usa a tecnologia deOldify. Possui um número restrito para quem não é assinante (durante a atual pandemia da COVID-19, o uso está liberado sem restrições). Por meio deste sistema, você faz o upload de alguma foto antiga em preto e branco ou sépia e o próprio site apresenta a foto colorizada. Em alguns casos, a colorização sai perfeita, em outros, com manchas – depende da qualidade da foto.
Colorização
Exemplo de uma colorização pelo My Heritage. Imagem: Acervo pessoal.

DESVANTAGENS:

  • Assinatura: o site permite o uso gratuito, mas apresenta algumas restrições, que só podem ser superadas se feita uma assinatura. O valor de uma assinatura anual está em torno de R$ 1.200,00, cobrada em uma única vez no cartão de crédito, ou seja, totalmente inacessível para boa parte da população.
  • Privacidade: mesmo deixando uma árvore como restrita, as pessoas que estão nela continuam aparecendo no motor de busca. Ou seja, os demais vão localizar suas informações, mas não terão acesso à árvore.
  • Smart Matches e Historic Records: não é possível confirmar estes matches sem uma assinatura. Então as bolinhas verdes ou marrons que indicam um match irão ficar na sua árvore eternamente.
  • Tamanho da arvore: na versão gratuita, só é possível inserir até 250 pessoas. Para superar esse problema, você pode fazer várias árvores paralelas com ramos diferentes.
  • Pesquisa e contato com outros administradores: sem assinatura, também não é possível visualizar os resultados da pesquisa e nem contatar os administradores de árvores do seu interesse.

Conclusão: para quem não pode pagar pela assinatura, o site só é recomendado para começar a organizar as informações, quando as árvores estão pequenas, ou para fazer gráficos mais elaborados, além do exame de DNA de ancestralidade, que é uma curiosidade bem interessante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s