Pesquisas para além das igrejas e cartórios

Ciao!

Quando se pensa em pesquisa genealógica ou obtenção de dupla nacionalidade, a primeira ideia que vem à mente, após revirar as pastas de documentos que se tem em casa, é procurar o cartório ou igreja mais próximos, para pesquisar e solicitar certidões (batismo, nascimento, casamento, óbito).

O procedimento não está errado, mas caso as pesquisas tragam resultados insuficientes ou até mesmo nenhum, não se mate, é preciso começar a pesquisar em outros lugares, que geralmente não são lembrados como ótima fonte de pesquisa de informações e documentos.

Listo abaixo algumas possibilidades, algumas óbvias, para auxiliar nas suas pesquisas:

  • Parentes: essa é sempre a primeira opção em qualquer pesquisa. Reúna os parentes mais velhos e tente reunir o máximo de informações sobre a pessoa que está pesquisando; muitos parentes possuem fotos e documentos que podem ajudar bastante.
  • Arquivos Públicos: além do Arquivo Nacional, diversos estados brasileiros e estrangeiros possuem informações que podem ser pesquisadas online, como listas de bordo, estadia em hospedagens, cartas, documentos pessoais etc.
  • Escolas: caso o seu antepassado tenha estudado em uma escola pública, é bem possível que ela ainda tenha os dados e, com sorte, cópias de documentos pessoais em seu arquivo. 
  • Cemitérios: os livros de sepultamentos podem trazer informações bem interessantes, basta apenas chegar ao cemitério em um horário sem muito movimento, para contar com a boa vontade do servidor em procurar. 
  • Jornais: proclamas de casamentos, inventários e obituários são o resultado mais comum neste tipo de pesquisa. Muitos jornais já possuem o acervo online disponível para consulta por palavras chave, como Diário Oficial, Folha de São Paulo e Estadão. Aqui em São Paulo, a Biblioteca Mário de Andrade possui uma hemeroteca bem completa, que pode ser consultada pessoalmente.
  • Revistas: assim como os jornais, podem trazer informações interessantes, principalmente se você descobrir que um antepassado era rico e/ou famoso.
  • Órgãos de emissão de documentos: se a pessoa que procura tem um documento emitido no Brasil, existe um prontuário dela em algum lugar, possivelmente com cópias de documentos. Entre os documentos possíveis de localizar o prontuário são: registro geral, carteira de estrangeiro, carteira de trabalho, título de eleitor, passaporte, dentre outros. 

Se você não estava encontrando nada nos cartórios e igrejas, espero que essa lista dê um novo fôlego para sua pesquisa. Lugares para procurar não faltam, basta apenas o “detalhe” de ter tempo e disposição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s