Reunindo as certidões

Depois de analisar a “pasta misteriosa”, percebi que nem tudo eram flores, ainda faltavam 2 certidões!!

hans-peter-gauster-252751

Todos os parentes foram consultados, e ninguém tinha uma cópia destes documentos que faltavam. Então, o jeito foi tentar localizá-los nos cartórios. Eu já sabia que as pessoas haviam nascido na cidade de São Paulo e tinha as datas de nascimento, então as possibilidades foram:

  • Pesquisa por meio do site do Cartório da Sé, aqui em São Paulo, que realiza a busca em todos os outros cartórios do Estado.
  • Solicitação da cópia da habilitação de casamento, no cartório onde foi registrado o casamento civil.
  • Solicitação de prontuário do Registro Geral (carteira de identidade).
  • Pesquisa diretamente nos Cartórios próximos ao local de residência das pessoas cuja certidão procurava.

 

A primeira opção pareceu a mais certeira, porém, o cartório não encontrou nenhum registro. Me informaram que poderia ser que o registro nem existisse, pois no início do século XX (as certidões que buscava eram de nascimentos em 1901 e 1925) algumas pessoas ainda não haviam se habituado a fazer o registro civil, mesmo que obrigatório.

Como eu tinha cópias das carteiras de identidade e dos registros civis de casamento das pessoas que procurava, julguei que em algum momento elas fizeram o registro de nascimento civil, pois é documento necessário para o casamento civil e para emitir o R.G.

Fui ao cartório onde houve o casamento do antenato e solicitei a habilitação de casamento. Em poucos dias recebi apenas uma cópia do livro, ou seja, infelizmente não havia nenhum documento de identificação, já que o casamento foi realizado com urgência e houve a dispensa da apresentação destes.

Decidi ir aos cartórios dos bairros onde as pessoas moravam na juventude (seguindo informações das próprias certidões que já tinha), solicitar uma pesquisa diretamente nos livros de nascimento e, desta vez, FINALMENTE, os registros foram localizados! Eles não foram encontrados na pesquisa inicial, aquela do Cartório da Sé, pelos seguintes motivos:

  1. Um dos registros foi feito tardiamente, ou seja, a pessoa foi ao cartório com 18 anos de idade e fez seu próprio registro, com o objetivo de se casar. Ou seja, o registro estava em um livro de ano diverso daquele do nascimento, então não apareceria na busca;
  2. O outro registro foi feito logo após o nascimento, mas as datas e sobrenomes estavam diferentes do informado no registro de casamento civil;
  3. Os dados que procurava não estavam indexados no sistema dos cartórios, e quando é solicitada uma pesquisa online, geralmente só fazem a busca nesse banco de dados digital, e não diretamente nos livros.

 

Uma outra possibilidade (mas que não cheguei a utilizar porque localizei os registros nos cartórios antes) é solicitar o prontuário do RG no Instituto de Identificação Ricardo Dumbleton Daunt, que emite as carteiras de identidade aqui em São Paulo. É preciso ir pessoalmente ao local, na Avenida Cásper Líbero, preencher um formulário e pagar uma taxa. Em alguns dias uma cópia do prontuário será disponibilizada.

Se você tiver um número de RG do seu antepassado e todas as outras possibilidades tiverem sido esgotadas sem êxito, analise a possibilidade de obter informações no prontuário deste RG!

Não desista no primeiro obstáculo! Se eu me limitasse a fazer somente a pesquisa online do cartório, e tivesse desistido quando alegaram que os registros não foram localizados, nunca teria estas certidões!

Analise os documentos que você já tem em busca de pistas (na certidão de casamento ou de óbito, geralmente, consta a região onde a pessoa morava quando casou ou faleceu), solicite certidões de inteiro teor e visite os cartórios para obter mais informações, você pode se surpreender com a facilidade com que irá encontrar o que procura!

 

Um comentário em “Reunindo as certidões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s